21 de jun. de 2013

OPERAÇÃO “HILEIA PÁTRIA”: Exército e Ibama contra o desmatamento ilegal de madeira na região



  
(Foto: Ascom Exército) - Homens do Exército reunidos ainda no comando em São Luis
Com o objetivo de intensificar a fiscalização contra o desmatamento de madeira ilegal na região, que inclui principalmente os municípios de Zé Doca, Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) iniciou nesta quinta-feira (20) uma grande operação titulada de “HILEIA PÁTRIA”. 

Em contato com o setor de comunicação da força tarefa do Exército, o blog foi informado ainda que a participação do Exército Brasileiro na operação tem por objetivo prestar apoio logístico, de inteligência e de comunicações ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), nas ações de repressão a crimes ambientais e na redução do desmatamento ilegal abrangendo os municípios da região.

Viaturas do Exército circulando na cidade de Centro do Guilherme
O Exército ainda vai apoiar o Ibama na retirada dos bens apreendidos nas fiscalizações. 

O efetivo de homens em ação na maior frente de desmatamento na região do Alto Turí sacudiu os municípios, que nesta manhã se espantaram com a grande quantidade de soldados e viaturas.  

A primeira leva da “Hileia Pátria” trouxe para a região 700 homens do Exército Brasileiro, 92 viaturas do Exército, 02 carros tanques blindados para combate, 02 helicópteros, além do estabelecimento de um Hospital de Campanha.

Coordenado pelo Ibama, a operação montou duas bases fixas de fiscalização em áreas críticas de desmatamento nos municípios de Zé Doca e Centro do Guilherme, com objetivo de reprimir novas derrubadas nas florestas na região.

(Foto extraída do Facebook) Dois helicóptero disponível para a operação
Tanques blindados para o combate

Postado por Maycon Alves

7 comentários:

  1. E bem complicado pq sabemos q é desmatamento.mas muita gente depende disso p sobreviver.agora me admira o josimar e adetinha nao se manifestarem p ajudar aqueles q dependem da madeira p viver.os comerciantes tao fechando pq ninguem tem outra renda p sustentar as familias.vao viver de bolsa esmola e do bolsa aumenta familia.ê pais q veergonha.parabens pt

    ResponderExcluir
  2. E MEU CARO ANTONIO,ESTAMOS ABANDONADOS PORQUE OS POLITICOS SE QUEREM PARA ELES, E O POVO POBRE E Q VAI PASSAR FOME, ELES E SUAS FAMILIAS JA ESTAO GARANTIDOS PELO RESTO DA VIDA.O POBRE QUE PRECISA TRABALHAR VAI VIVER DO BOLSA ESMOLA E SE NAO DE PARA SEUS FILHOS COMEREM VAO ROUBAR.TI DIGO FILHO NAO PASSA FOME NEM QUE EU ROUBE E SE EU ROUBAR VAI SER DO GOVERNO.O MADEREIRO NAO DESTROI A MATA E SIM AS CARVOARIAS.VOMOS VOTAR COMTRA O PT E OS ALIADOS DELES VAMO MUDAR TUDO O BRASIL E NOSSO E PODEMOS

    ResponderExcluir
  3. sim meus amigos, mais vcs tem que pensar no futoro.
    se continuar assim vai chegar um dia que num vai ter mai arvores para cortar não... pensem bem!

    ResponderExcluir
  4. SIM MEUS AMIGOS, MAIS VOCÊS TEM QUE PENSAR NO FUTURO.
    SE CONTINUAR DO JEITO QUE TA, DAQUI Á ALGUNS ANOS NÃO VAI TER MAIS ÁRVORES PARA CORTAR. E AÍ? O QUE SERÁ DE NÓS?

    ResponderExcluir
  5. o Ibama continua correndo atraz do bicho errado. o ORGÃO deixou os fazendeiros transformarem as florestas dos madeireiros trabalharem, em cinzas e consequentemente em capins,
    agora tá apelando, levando o exercito e a força bruta contra quem trabalha, pessoas indefesas que não destróen mas sim fazem manejo sustentavel independentemente de papéis burócraticos que não levam a lugar nenhum. O madeireiro usa a floresta, apos o trabalho continua todo ecossistema. o Ibama tem que correr
    atraz é dos fazendeiros. Vou encerrar por falta de espaço...

    ResponderExcluir
  6. Sim, meu amigo CLAUDIO, lembre-se que toda vez que uma arvore é transformada em madeira serrada, segue junto uma guia chamada "DORF" que quer dizer Documento de Origem Fiscal: Esta Guia custa um valor caríssimo que o madeireiro PAGA e que deveria ser para financiar uma nova arvore, mas que o IBAMA não usa para tal fim... (quem paga pelo erro do Ibama é o Madeireiro)

    ResponderExcluir
  7. Quando e acaba essa missao?

    ResponderExcluir

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo