29 de ago. de 2016

Secretário de segurança Jefferson Portela visita estabelecimentos prisionais da região Alto Turi/Gurupi e anuncia mudanças e melhorias

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela juntamente com sua comitiva formada pelo delegado geral de Polícia Civil, pelo sub-comandante geral da PM no Estado e outros profissionais de segurança estiveram na tarde desta quinta-feira (25) na cidade de Santa Luzia do Paruá onde na oportunidade, visitaram as dependências da Delegacia de Polícia Civil e o prédio que abriga os trabalhos da guarnição de Polícia Militar da cidade. A principio, o secretário que esteve em várias cidades da região nos últimos dias, não gostou nenhum pouco do que testemunhou e não fez a menor questão de esconder o seu descontentamento com a situação herdada. 
Com uma postura totalmente diferente de outros que passaram pela pasta, Jefferson Portela se mostrou transparente, fez questão de visitar o juiz e o promotor da Comarca antes mesmo de realizar as vistorias no complexo prisional local. Após as vistorias, o mesmo determinou a imediata remoção dos trabalhos para novos prédios que deverão abrigar tanto o efetivo da Polícia Civil como Militar e anunciou que os estabelecimentos físicos serão reconstruídos em médio prazo. Bastante receptível, o atual secretário de segurança do Governo Flávio Dino concedeu uma entrevista de aproximadamente 20 minutos à nossa página onde ressaltou os desafios, enaltecendo o trabalho e a preocupação do governador em "tirar" a polícia do Maranhão do atraso.

Troca do comando da Polícia Militar da 12ª Companhia e transferência de policiais militares de forma aleatória

O secretário oficializou a troca no comando do Batalhão de Zé Doca, assumido há poucos dias pelo major Brito e ressaltou que as transferências de policiais se deram após um estudo e tendo por objetivo a prevenção geral dentro do período eleitoral, porém ressaltou que há um estudo em andamento para que os comandos sejam assumidos por oficiais, destacando que as transferências de policiais militares servem ainda para troca de experiências entre os mesmos.

Reforço temporário no efetivo policial da região

O secretário destacou a permanência temporária de guarnições policiais vindas de São Luis para 10 cidades da região até o dia 04 de outubro. Anunciou que dia 05 de setembro se iniciará um curso de formação para 899 novos soldados da Polícia Militar, com duração de 4 meses e que logo após, a região será beneficiada com um aumento do efetivo policial.

Maior suporte para a Polícia Militar e Civil na região

Ao ver a situação em que se encontra a Delegacia de Polícia Civil de Santa Luzia do Paruá e o prédio que abriga a guarnição de Polícia Militar, o secretário não gostou nada do que viu e no mesmo instante determinou a imediatava transferência dos trabalhos para outro prédio ainda a ser definido pelos policiais, Jefferson Portela afirmou que novos prédios prisionais serão construídos na cidade com o objetivo de dar dignidade aos agentes de segurança.

Corrida contra o tempo

Esquecida pelas gestões anteriores a região Alto Turi/Gurupi se tornou o reduto de pistoleiros vindos do Estado do Pará, o baixo efetivo policial e o armamento de poder inferior são uma problemática enfrentada há décadas pela polícia local. Em resposta aos questionamentos, Jefferson Portela foi enfático e afirmou que o governador Flávio Dino já determinou o uso de R$ 1 milhão em compra de armamentos de porte (fuzis e armas de grosso calibre) para equipar principalmente as policias no interior do Maranhão. 
Além da melhoria no armamento, 200 novas viaturas tipo pick-up e semi-pick-ups deverão ser entregues nos próximos dias e reforçarão o trabalho da unidades de segurança do interior.

Durante toda a manhã desta sexta-feira (26), os membros da cúpula de segurança do Estado estiveram em Zé Doca, ao final de novas vistorias o secretário concedeu uma coletiva de imprensa onde falou abertamente das experiências assimiladas e das mudanças que serão impostas.

Via Cidade verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo